RSS
" :Educar na diversidade é ensinar e aprender junto com os alunos, é conviver com pessoas, destacando nossas diferenças físicas, sociais e culturais.":)

Educação Ambiental







 
 Neste nosso curso também foram abordados temas como a Educação Ambiental, tema este de grande importância e necessários nos dias atuais. Afinal, o mundo esta cada vez mais globalizado e as pessoas estão a mil por hora, que nem percebe como estão denegrindo o nosso planeta.
E acreditamos que por meio da EDUCAÇÃO é que conseguiremos amenizar essas destruições trabalhando com os nossos alunos de maneira reflexiva e crítica, procurando sempre estimular uma mudança de comportamento significativa, onde contagie seus familiares.

 

A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, por meio de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

Atualmente, são comuns à contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.

Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta. A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.

Assim, os professores deverão estar atentos às condições presentes no cotidiano da escola, da comunidade em que estão inseridos seus alunos, poderão explorá-las, criticamente, para trabalhar diferentes questões ambientais. Esta atenção poderá permitir ao educador a seleção de temas de interesse coletivo, que possam gerar discussões sob as perspectivas de educação ambiental crítica. É evidente a necessidade de o professor trabalhar previamente ou oportunamente, os conceitos e conhecimentos que julgue importante para que todos os participantes venham a se sentir adequadamente preparados para discutir, opinar e participar efetivamente do processo.

Nesse sentido, a valorização do diálogo que permite a ocorrência de uma rica troca de experiências, bem como a contextualização histórica e social das questões ambientais, a visão integrada da realidade e o estimulo à reflexão individual e à participação coletiva poderão conduzir à efetiva busca de soluções.

É evidente que não existam “receitas prontas” para se fazer educação ambiental, mas apenas ilustrações de situações diversas que, eventualmente, foram enfrentadas e superadas. As experiências já vivenciadas por diferentes grupos podem, sim, ser objeto de reflexão, de discussão e, até de “modelo’ para efetivação de ações, desde que sejam consideradas as devidas especificidades da questão que está sendo focada e que precisa ser superada.

Para isto, é importante que as pessoas tenham seus conhecimentos ampliados para poderem exercer plenamente sua cidadania e que o processo educativo se mostre preocupado com a compreensão e com a busca de possíveis soluções para os problemas ambientais e que considere os conhecimentos que os cidadãos já trazem consigo e que as experiências por eles vivenciadas sejem pontos de partida para a reconstrução e a ampliação de conhecimentos necessários para a busca de mudanças na prática social.


 
Referências

Moraes, Maria Sueli Simão. Maranhe, Elisandra André, organizadoras – Coleção UNESP – Secad – UAB: Educação para Populações Específicas. São Paulo: UNESP. Pró Reitoria de Extensão, Faculdade de Ciências, 2009. V.4.
Educação Ambiental – Ambiente Brasil – portal ambiental
Disponível: www.Ambientebrasil.com.br
Acesso em: 07Fev. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 APRENDENDO NA DIVERSIDADE Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes