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" :Educar na diversidade é ensinar e aprender junto com os alunos, é conviver com pessoas, destacando nossas diferenças físicas, sociais e culturais.":)

Resgate e valorização da cultura Afro-Índigena na Educação Infantil

Na instuição que trabalhamos tivemos a oportunidade de participarmos de um curso com o tema Afro-Índigena voltado para o trabalho de sala de aula. E como trabalho final do curso a proposta era elaborar um projeto de acordo com a faixa etária, que no nosso caso seria Educação Infantil. Conforme os temas abordados dentro do mesmo, deveríamos introduzi-los em nosso ambiente escolar por meio de atividades.

Como vários professores também estavam participando do curso, tudo ficou mais prazeroso e produtivo para colocarmos no papel e na prática. Elaboramos um projeto em conjunto com os professores e toda a Instituição que enriqueceu mais ainda, procuramos introduzir atividades simples, porém significativas para os nossos pequenos.
Esperamos que deste projeto surjam outras idéias que poderão fazer a diferença no futuro de nossos alunos, contribuindo assim para um mundo livre de preconceitos.

Tema: Resgate e valorização da cultura Afro-Indígena na Educação Infantil

Justificativa
Com a finalidade de combater a discriminação e o preconceito racial, inclusive nas salas de aulas, melhorar a convivência escolar e transmitir conhecimentos sobre a presença Africana e Indígena no Brasil.
Percebemos a necessidade de implantar um projeto que aborde o assunto na escola e na comunidade a fim de prepará-los para a conviver com as diferenças em sociedade.

Objetivo Geral
Reconhecer e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena. Construindo uma imagem positiva dos negros na sociedade e das crianças negras da creche.

Objetivos específicos
 Reconhecer as diversidades raciais e sua cultura respeitá-las agindo participativamente na mudança de comportamento;
 Observar a diversidade nos diferentes tipos de animais, pessoas, cores e frutas;
 Conhecer a cultura negra;
 Respeitar as diferenças;
 Valorizar e conhecer a cultura Indígena (vida, moradia, culinária);
 Reconhecer a importância do Índio na nossa história;
 Oferecer diversos materiais (livros, gravuras, filmes, bonecas) relacionados ao tema;
 Socializar os bonecos com características afro indígenas, aos finais de semana com o aluno e sua família.
Público alvo: Berçário- Maternal l- Maternal ll

Estratégias

Berçário
 Fantoches com características Afro-índigena;
 Apresentação e leitura do livro A menina bonita do laço de fita;
 Confecção do avental com a história A menina bonita do laço de fita;
 Atividades de impressão das mãos para cartazes relacionados ao livro;
 Confecção de instrumento musical indígena feitos com sucatas (chocalho)
 Danças e músicas folclóricas;
 Pintura corporal e adereços;
 Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro).

Maternal l
 Trabalhos manuais com argila confeccionando utensílios indígenas;
 Utilização de sucata para a confecção de diversos instrumentos musicais indígenas;
 Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro);
 Vivenciar músicas e danças relacionadas à cultura afro-indígena;
 Histórias com diversos livros (Diferentes pensando conceitos e preconceitos, Arca de ninguém e A menina bonita do laço de fita);
 Roda de conversa e a escolha dos nomes dos bonecos;
 Filmes enfocando as várias etnias (Madagascar 1 e 2, Arca de Noé, Segredo dos animais e Tainá).
 Painéis, confecção de livros e jogos com fotos de pessoas, animais e frutas identificando as diferenças.

Maternal ll
 Pesquisa levantando os conhecimentos prévios dos pais sobre os Índios;
 Músicas e danças (indígenas);
 Desenhos com interferência relacionados à cultura afro- indígena;
 Histórias coletivas com os relatos dos alunos sendo o professor o escriba;
 Filmes (Tainá e Kiriku e a Feiticeira);
 Confecção de instrumentos musicais com sucatas;
 Confecção de artesanato com argila e massa de modelar;
 Releitura de obras afro-índigena por meio de pinturas, recorte e colagem.


Culminância

Confecção de portfólio com as atividades e exposição dos objetos confeccionados pelos alunos para a comunidade.


Avaliação
Sendo a avaliação um processo contínuo de ensino e aprendizagem, observaremos a participação e desempenho dos alunos de maneira individual e coletiva.

Referências
Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado
Arca de ninguém Mariana Caltabiano - São Paulo: Scipione, 2003 - (Coleção do-ré-mi-fá)
Diferentes: pensando conceitos e preconceitos- escreveu Liana Leão - São Paulo: Elementar, 2006

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